quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Dia Nacional da Habitação

Hoje é o dia nacional da habitação, já que em 21 de agosto de 1964, foi aprovada a lei n°4.380 que garantia a moradia como um direito fundamental. Mas sabemos que essa não é a realidade de milhares de brasileiros que moram em favelas, cortiços e comunidades carentes. Os problemas com moradia ainda são grandes em nosso país.

Segundo estudos da Fundação João Pinheiro, mostrou que em 2012, o déficit habitacional, correspondia 5,792 milhões de domicílios, o equivalente a 9,1% de déficit relativo (moradias precárias e alugueis).

A faixa mais pobre da população é a que mais sofre com os problemas de moradia, principalmente por estarem à margem do sistema mobiliário. Outro fator que contribui é o aumento do número de famílias que habitam os grandes centros. A falta de saneamento básico e infraestrutura também são problemas que competem à habitação.

Apesar de programas que incentivem a moradia, muitas famílias ainda não têm condições de arcar com os custos e acabam ocupando loteamentos, prédios e antigos casarões abandonados. O direito a moradia é um principio básico que está na Constituição Brasileira e precisa ser respeitado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário